Work
Experience Design in Practice
Projetar os espaços de trabalho para o futuro!
Num contexto marcado pela pandemia COVID-19 a nossa relação com os espaços físicos mudou; mas como distinguir os comportamentos permanentes dos temporários de forma a projetar os espaços de trabalho para o futuro?

Neste curso vamos repensar os espaços de trabalho para que respondam às novas necessidades dos colaboradores e das organizações e para que se tornem mais flexíveis e abertos às mudanças.
Principais temas a abordar:
High performance office
Entendimento de como os novos espaços de trabalho se tornam programáveis e complementares às necessidades dos utilizadores, tirando partido da recente e generalizada familiaridade com o digital, agilizando processos e tornando os colaboradores mais eficientes na realização das suas funções.
Criação de espaços de trabalho mais sustentáveis, rentáveis e multifuncionais que promovam novos processos de trabalho e que ofereçam recursos que superem o trabalho remoto.
Ambiente
de trabalho flexível
Procurando o equilíbrio entre trabalho remoto e on-site, os novos espaços de trabalho tornam-se mais flexíveis e abertos às mudanças, promovendo novas dinâmicas laborais.
Assim, incentivam a participação dos colaboradores e tornam-se participantes quando estimulam novos comportamentos e atividades dentro da organização.
Promoção
do bem-estar
Com o afastamento dos colaboradores dos espaços físicos de trabalho - que são os principais vetores de comunicação da cultura da organização - surge a necessidade das organizações em reforçar o sentimento de pertença dos seus colaboradores em situação de distanciamento, o que implica repensar a comunicação que deve agora ser aberta à participação.
Desta forma, os novos espaços de trabalho respondem de forma efetiva às necessidades e motivações dos colaboradores e da organização.

Para quem:
Até 20 participantes, líderes de equipas, decisores e profissionais interessados em impactar as suas organizações positivamente.
Como e quando:
-
De 22 a 26 de fevereiro
-
5 sessões online ao vivo de 02:30h
-
Acompanhamento online permanente
-
Grupo permanente de partilha de insights e findings durante durante os 5 dias do curso
Custo de inscrição:
349,00€*
249,00€* para participantes independentes
*IVA incl.
Inscrições abertas:
Ferramentas:
*Antes da data de início do curso será disponibilizado todo o apoio para download e configuração das ferramentas.
Planeamento:
Fevereiro | 2021
Sessão 1
Identificação e definição dos principais desafios das organizações no contexto atual.
Ideação de soluções que respondam às expectativas das organizações e dos seus colaboradores.
Sessão 2
Ideação de soluções tendo em conta a importância do espaço físico na Era digital e construção de comportamentos através de espaços participantes.
Sessão 3
Avaliação das soluções ideadas e definição de um plano de ação.
Plano de gestão de mudança como ferramenta de preparação para a implementação de novos processos de trabalho e promoção de comportamentos.
Sessão 4
O espaço físico na construção de novas dinâmicas de trabalho e a importância de testes de relevância como ferramenta de co-criação com os colaboradores.
Sessão 5
Iteração de soluções ideadas e definição de critérios de sucesso para avaliação em fase de implementação.
O que esperar deste curso:
Este é um curso prático que tem como objetivo dar a testar/experimentar ferramentas através de exercícios de co-criação e partilha de resultados. Todos os desafios deste curso são desenvolvidos para facilitar a aplicação destas ferramentas em projetos internos das organizações.
Durante as sessões são criados momentos de reflexão e partilha em grupo bem como momentos de inspiração (flash talks) com exemplos práticos de aplicação das ferramentas em diferentes desafios.
Este curso promove a partilha de conhecimento e a co-criação entre todos os participantes durante as sessões e através de chat online que faz o acompanhamento permanente.
Principais ferramentas disponibilizadas:
-
Ferramentas de recolha de informação e clusterização;
-
Facilitação de ideação e co-criação a aplicar dentro das organizações;
-
Frameworks de avaliação de soluções e definição de critérios de sucesso;
-
Elaboração de plano de ação;
-
Aplicação de testes de relevância;
-
Ferramentas para interação de soluções;


WORK SPACES - Auchan 2020

WORK SPACES - VdA 2017

SERVICE SPACES - Caderno de normas do Registo / IRN 2018

WORK SPACES - Auchan 2020

CULTURAL SPACES - A parte que fica 2020

LEARNING SPACES - Dóing 2013
A Toyno é um space experience design studio que cria espaços culturais e de trabalho que promovem comportamentos de partilha, participação e interação.
O nosso método:

Na Toyno desenvolvemos cursos
de reflexão e inspiração com forte componente de teste e experimentação de ferramentas práticas e facilmente acionáveis fora do ambiente do curso.
A metodologia destes cursos promove o trabalho em pequenos grupos focados
na resolução de um desafio comum com partilha de resultados entre todos os participantes para construção conjunta e comparação de visões e ideias.
Procuramos alternar entre momentos de foco e momentos de energia alta, criando um ambiente descontraído onde não se tem medo de errar.
Estes cursos não são unilaterais
e incentivam a partilha de conhecimento e de experiências entre todos os participantes.
Speakers e Facilitadores:

Gestora de projeto
Andreia Baltazar
Gestora de projeto com experiência em gestão e comunicação. Começou a trabalhar na Toyno em 2017, onde é responsável por projetos em diferentes áreas, tais como, exposições e espaços de aprendizagem para Museus e Centros de Ciência, assim como projetos de fit out e change management com o propósito de repensar a forma como as pessoas trabalham.

Diretora criativa
Mariana Cardoso
Diretora criativa na Toyno, onde esteve envolvida no desenho e consultoria de mais de 15 exposições, espaços culturais e espaços de aprendizagem para museus e centros de ciência.
Atualmente o foco do seu trabalho está no desenvolvimento de espaços de trabalho e de inovação que melhoraram a experiência do colaborador em empresas e centros de investigação. Especialista no desenvolvimento de cursos de co-criação para empresas e instituições culturais.

Gestora de projeto
Roberta Mansur
Licenciada em arquitetura, já trabalhou em grandes empresas de construção e em estúdios de menor escala onde sempre aliou arquitetura com gestão de projetos e clientes. Nascida no Brasil, mudou-se para Lisboa para cursar um mestrado em Design e Publicidade e aprender sobre processos criativos centrados nas necessidades das pessoas e dos usuários finais dos seus projetos. Foi na Toyno que passou da teoria à prática e hoje é gestora de projetos e facilitadora de cursos de co-criação.

Sócio fundador estratégico
Rui Quinta
Rui é co-fundador da Toyno, professor de Gestão de Design e Empreendedorismo na Faculdade de Belas Artes, Design Estratégico e Inovação no ISEG e na Porto Business School, em Portugal. Tem também orientado equipas de Design Thinking da HPI Academy de Berlim. É regularmente convidado para falar, e conta com participações em eventos. Na Toyno serve tanto como Sócio-Gerente como Estratega para todos os projectos.

CEO da Special Edition (África) & Bravegeneration (Europa)
Tim Vieira
O Tim Vieira nasceu em Joanesburgo, África do Sul. Iniciou o curso de Gestão/Administração de Empresas na UNISA, abandonando o curso para construir o seu próprio negócio em 1993. O Tim estabeleceu uma das primeiras microcervejarias independentes na África do Sul. Mais tarde, juntou-se também ao Programa Executivo na Escola BOOTH de Chicago, em Londres.